Powered By Blogger
Oie!
Hoje resolvi começar a postar sobre alguns assuntos que nós blogueiras temos muito interesse. O primeiro assunto dessa nova "série" de posts será o tão temido e e recente amigo...O FEED!!




Afinal.. o que é o dito cujo Feed?

Imagine que você gosta de ler vários blogs, site e revistas eletrônicas. Você tem todos os links guardadinhos nos seus Bookmarks como se fossem jóias preciosas e toda vez que você precisa de alguma informação, corre para eles!

Todos os dias, você fica morrendo de curiosidade para saber o que aquela blogueira falou ou o que tem de novidade naquele site que você gosta. Então você abre uma janela do seu navegador enche todas as abas possíveis com todas as novidades dos seus tão amados site Favoritos.

Agora imagine como seria legal, se cada novidade que você adoraria ler chegasse até você expontâneamente. Os posts mais quentes chegando até você sem nem precisar ir até o blog para ver o que tem de novo, sem precisar encher o seu lindo navegador com milhares de abas com blogs e site abertos a procura de novidades. Não seria maravilhoso?!?

Essa é grande a vantagem na utilização dos Feeds.

Feed em inglês (no sentido que nos interessa) significa "alimentador". Os sites que disponibilizam algum tipo de Feed, geralmente chamado pelo nome do formato ou por um apelido de XML, RSS, Syndication, Feeds ou Atom, permite você adicionar (alimentar) o link de um ou mais feeds de um ou vários sites em um mesmo "agregador de feeds", que é um programa que administra todos os sites agregados.


Agregadores de Feeds

Existem basicamente dois tipos de programa, aqueles que você instala no seu computador (o que eu não recomendo) e aqueles que rodam e funcionam exclusivamente na internet. Eles funcionam mais ou menos como um leitor de e-mail, como o Yahoo ou Gmail, você cria sua conta ou habilita o serviço com no Google Reader, acessa a página deles, entra com seu login e senha e começa a ler e administrar seus feeds assim como você faz com seus e-mail. Bem simples.

Minha recomendação, é o Google Reader, um agregador de feeds online que todas as contas do Gmail tem direto. Você não precisa instalar nada na sua máquina. Com o Google Reader você pode acessar seus feeds de qualquer computador que tenha uma conexão com internet, basta fazer seu login no Gmail ou em qualquer outro serviço do Google e acessar o site do Google Reader.

Quando você adiciona um link de Feed no seu agregador, toda vez que houver algum tipo de atualização no site ou blog, você será informado. Essa notificação de atualização pode ser de uma notícia de um site de jornalismo, de um post dos seus blogs preferidos, artigos, galerias etc, enfim, de qualquer site que possuiu um feed e que você tenha assinado.

A grande vantagem do Feed é que as atualizações que você recebe no seu agregador são fieis as que são postadas nos site, ou seja, você recebe na íntegra as postagens do seu blog ou site escolhido, não perdendo nenhum detalhe das novidades.


Assinando

Se você ver em algum site um botão escrito "syndication", é o mesmo serviço que RSS, XML, Atom e Feed. Na verdade RSS e ATOM são nomes de formatos de feeds, onde ambos são baseados em XML, que é a linguagem utilizada na criação de qualquer outro formato de feeds. Fique tranquilo e inscreva-se. Assinar um feed é muito fácil e na maioria das vezes basta somente diitar o seu email.

Você logo sentirá as vantagens de estar em dia com todas as novidades da blogfera e ainda por cima, sem perder tempo.



É isso aí mulherada, assinem os Feeds (inclusive o nosso, é só dar uma olhadinha ali do lado direito, na parte superior)!!

Não percam nada do que está passando na Blogsfera e ainda poupem tempo!!


Bjokas






3 comentários:

Unknown disse...

Adorei esse post explicativo!!!

beijinhus

Unknown disse...

Muito bem explicado, Seilane!
Comecei a mexer com blog a pouco tempo e achei esta informação muito importante. Até escrevi algo no meu blog. http://humorcomciencia.blogspot.com/
Em alguns posts há trechos machistas, mas são só piadinhas. Não ligue.
Abraços!

Nilton Silveira disse...

Legal... gostei do post...
sou novato na blogosfera...

Blog Pense o Amanhã
http://penseoamanha.blogspot.com

@NiltonSilveira

Postar um comentário