Powered By Blogger

Oie oie!

Tava olhando o site da revista "Boa Forma" e nesta edição eles estão com uma reportagem fantástica sobre Infecção Urinária.

Não adianta, que mulher nunca teve infecção urinária?!? Se não teve, provavelmente vai ter um dia (infelizmente).

Aqui segue a reportagem que está disponivel no site da Boa Forma.

Eu sei que é grande, mas MENINAS LEIAAAAAM! É importantíssimo saber mais sobre a nossa saúde.


Infecção urinária: não dá para bobear!


A cistite é uma doença tipicamente feminina: uma em cada duas mulheres vai ter pelo menos um episódio durante a vida. E também é uma infecção simples, que, quando tratada da maneira adequada, sara rapidinho. Porém, o problema pode complicar se você não se cuidar. Para sair completamente ilesa dessa história, descubra qual o melhor jeito de acabar com essa inimiga
por Marjorie Umeda

Dor, ardência e urgência para urinar, incômodo no baixo ventre e, em alguns casos, sangue na urina. Você até pode não ter se deparado com esses sintomas, mas certamente tem uma amiga que já enfrentou uma infecção urinária – metade das mulheres passa por esse problema pelo menos uma vez na vida. Não resta dúvida, estamos mais suscetíveis a essa doença: para cada homem, existem 20 mulheres com esse tipo de infecção.

O que nos fragiliza é o nosso design. Para entender como nossa anatomia joga contra nós, precisamos saber como a contaminação acontece. Na maioria dos casos (cerca de 95%) é provocada por uma bactéria chamada Escherichia coli, presente normalmente na flora intestinal e, consequentemente, ao redor do ânus e no períneo (área entre o ânus e a vagina). No intestino, essa bactéria é inofensiva, mas quando ela invade as vias urinárias a coisa complica. Aí é que entra a fragilidade da anatomia feminina. A vagina fica a pouquíssimos centímetros do ânus. A uretra, canal que leva o xixi da bexiga até a vagina, é curtinha, quando comparada com a dos rapazes. A nossa mede de 3 a 4 centímetros, enquanto a deles tem mais de 10 centímetros. Com essa configuração, a bactéria que está no períneo chega mais facilmente na uretra, porta de entrada para a infecção. Da uretra para a bexiga, onde a doença começa, é um pulo!

Quando o caso complica

Recentemente, um fato chocou o país: a morte da modelo capixaba Mariana Bridi, 20 anos. Ela sofreu uma infecção generalizada, chegou a ter as mãos e os pés amputados, e tudo começou com uma infecção urinária. “A doença é simples e fácil de ser tratada, mas se não for cuidada pode, sim, complicar”, diz Luiz Estevam Ianhez, nefrologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O caso da modelo não é comum, ela foi infectada por uma bactéria atípica e o quadro evoluiu de maneira surprendente. Porém, uma cistite, também chamada de infecção urinária baixa, mal tratada pode evoluir para uma pielonefrite, ou infecção urinária alta, caso muito mais grave porque ataca o rim, órgão vital do corpo, causando febre e dor lombar, entre outros sintomas. Nesse caso, a internação hospitalar é necessária.

O que favorece a contaminação

A cistite não é transmissível, ou seja, você não pega de outra pessoa. Como ela é provocada por uma bactéria que existe normalmente na flora intestinal, alguns fatores podem colaborar para a infecção. “Uma flora vaginal saudável, com pH ácido, ajuda a proteger a região. Se existe algum desequilíbrio nas bactérias protetoras da vagina, você fica mais suscetível à doença”, explica Fernando Almeida. E sabe o que pode alterar a sua flora? Uso de espermicidas, ejaculação do parceiro, sucos muito ácidos (como de laranja, limão e abacaxi) e diminuição de estrogênio (o que normalmente acontece na menopausa).

Tratamento vapt-vuptt

Se você está com os sintomas de cistite, precisa se tratar. “Não vale o remédio da amiga nem ficar tomando analgésico. A bactéria só acaba mesmo com antibiótico”, explica Fernando Almeida, professor de urologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É preciso procurar um médico e realizar um exame de urina para verificar qual é a bactéria responsável pelo problema. Uma vez medicada, os sintomas, tão desagradáveis, desaparecem em cerca de dois dias. Mas é preciso continuar tomando o antibiótico de acordo com a prescrição do médico, mesmo se não tiver mais nenhum sintoma.

Água, água e mais água

Tomar bastante líquido reduz o risco de contaminação, pois a água “lava” o sistema urinário. “Quanto mais vezes você enche e esvazia a bexiga, menor a probabilidade de a bactéria se instalar”, diz Edilson Ogeda, ginecologista do Hospital Samaritano de São Paulo. Outro cuidado que o especialista recomenda é fazer xixi depois do ato sexual. “Se durante a atividade alguma bactéria do períneo se aproximou da uretra, um jato forte de urina ajuda a eliminar a invasora”, explica o ginecologista.

E se a cistite voltar

Não é porque você curou a doença que ela nunca mais vai voltar. Pela anatomia feminina, como falamos no início da reportagem, o risco de contaminação sempre existe. Das mulheres que tiveram cistite uma vez, 25% voltam a se contaminar. “Ter até duas cistites por ano não é motivo de preocupação”, diz Luiz Estevam. Mas há mulheres que têm uma infecção seguida de outra. “No caso de recidivas frequentes, avaliamos o funcionamento do aparelho urinário da paciente para verifi car se há algum problema anatômico, como uma válvula que não funciona direito”, diz Fernando Almeida. Outra hipótese, mais comum, é que as vítimas constantes da cistite têm um tipo de mucosa, tanto da vagina como da uretra, que favorece a aderência da bactéria e com isso a contaminação. Aqui, a fragilidade é hereditária e, certamente, há outras pessoas na família com o mesmo problema. Se for o seu caso, vale consultar um médico que pode sugerir alguns tratamentos para evitar as repetições. Se uma cistite incomoda bastante, várias ao ano atrapalham muito mais.





E amanhã eu conto como foi o curso da L'oreal!!
Gentem....o que é que são aqueles produtos!?!?? Adoooooro!!!


Bjokas

7 comentários:

★Vivian★ disse...

Oi, vc foi no meu blog Fabulous e perguntou sobre os pinceis..
estao a venda no site
http://pinkcherriestore.ecrater.com/product.php?pid=4082875

um bjo

Ká Lopes disse...

Olá!
Obrigada por participar do sorteio no Hey Cute!
Espero que essa não seja a primeira e nem a última vez que você comenta lá =)

Um beijo!

Barbara disse...

Cistite é um problema realmente muito sério. E muitas mulheres nem se dão conta disso.
Obrigada por compartilhar a matéria!

Bispa Djanira disse...

Olá!!Amei seu blog!!Muito interessante,vou voltar sempre aqui!Beijos

Priscilla Pinel disse...

poxa nem me fale!!tive no meio do ano passado e estou de novo agora..é bem verdade q quase nao bebo agua...

Anônimo disse...

meu nome é Patricia, tenho 32 anos, e a tres dias estou enlouquecida de dor abdominal, e nos rins, meu caso: estou com infecção urinaria genaralizada,olha é uma dor q tudo q se fz doi, andar,comer, bebr agua,ir ao banheiro,tanto urinar quanto evacuaar, é horrivel,tive febre por tres dias,e diarreia.li numa materia sobre um suco americano chamado gran barry, q o preço de 200ml é de 10,00 reais, minha esperança é tomar esse suco duas vezes ao dia, pq eu ja ñ aguento mais,estou aponto de fk maluca com essa dor,ñ sei mais como dormir, pq analgesicos pra dor nada resolve,esta aqui meu depoimento de q infecção urinaria é serio e muito desagradavel.

Seilane Chenk Polastro disse...

Olá querida "Anonima".
Bom, eu nao conheço esse chá que voce comentou, mas antes de tudo uma pergunta: Vc foi ao médico!?!?!?
Antes de tomarmos qualquer tipo de medicamento ou chá para qualquer coisa devemos procurar orientaçao medica.
Assim tambem devemos fazer quando percebemos qualquer coisa de estranha com o nosso corpo.

Entao, se a minha orientaçao é que voce vá o mais urgente possivel ao medico ou mesmo a unidade de saude mais proxima, pois infeccáo urinaria é coisa muuuito seria e nao se pode bobear.
Somente um medico pode avaliar exatamente o que está acontencendo e encaminhar para os exames adequados e tratamentos.
Melhoras e abraços.
Seilane

Postar um comentário